Sobre nós

Geograficamente a Vila do Pinhão encontra-se localizada num vale, dentro do coração do Alto Douro Vinhateiro, mais concretamente, na Região Demarcada do tão apreciado "Vinho do Porto", conhecido por esse mundo a fora.

A terminologia comum de "Vinho do Porto", na realidade, no seu local de origem o Alto Douro, é comumente apelidado de "Vinho Generoso". Interessante será saber o porquê da génese desta nomenclatura. Assim, quando no século XVIII, o vinho generoso nas suas pipas era transportado do Douro - através dos barcos rabelos - para a cidade do Porto os seus habitantes aquando da chegada ao cais começaram a intitulá-lo desta forma na sua exportação.

O Pinhão é hoje uma vila pequena, envelhecida e com pouco mais de 550 habitantes.

O projecto iniciado este ano 2012 por mim, Maria João Botelho Elias, com o restauro de algumas casas, construidas por meu avô João Elias na década dos anos 50, e propriedade de minha Avó Maria Emília Botelho; aparece no sentido de também eu mesma  fazer um retorno à minha origem e tentar reerguer o património que com tanto carinho os meus antepassados construiram e não deixar cair um legado que durante séculos desde a monarquia vem depositado nas mãos da família.

A empresa que se encontra ainda em desenvolvimento - e que conta com a colaboração dos meus filhos - é uma criação com o intuito em manter o Douro na continuidade da tradição familiar e para que não mais seja necessário restauros ou resconstruções mas antes um continuo crescimento e alargamento da (re)descoberta do turismo.

 A empresa ainda não recebeu premios porque está em crescimento, apenas tem um cartão de visita que no Douro foi um cartão de visita bem importante João Elias, reconhecido agricultor com quintas de Vinho do Porto e comerciante que abastecia todas as aldeias próximas, bem como outras quintas.

Em 1950 estas casas foram construidas na outrora "Quinta do Bom Sucesso", Séc.XVIII (1788) pertencente à "Condessa da Tabueira" que mais tarde a população pinhoense passou a chamar de "Quinta Amarela", pela cor amarela que o solar e a capela (séc. XVII) tinham sido pintadas.

A construção destas casas em 1950, destinavam-se ao arrendamento para albergar a população trabalhadora da região, a vila não tendo alojamentos suficientes e o crescimento local, tanto populacional como comercial, crescia abruptamente, começando por deixar de ser apenas um vale entre montes, montanhas com uma paisagem de vinhas e oliveiras do que casas habitacionais.

Hoje com vista à possibilidade de contribuir com a expansão do turismo de habitação surge a ideia de criar um novo conceito na região para desenvolver este sector.

Os apartamentos com origem na década de 50, foram alvo de uma intervenção renovação para que desta forma as condições de habitabilidade e conforto se coadunassem com as necessidades actuais.

O conceito desta ideia proporciona um alojamento temporário podendo ser em grupo, individual, familiar optando por ser mais intimista e menos dispendioso.

Os apartamentos estão equipados com uma cozinha de forma a permitir aos hospedes a confecção de refeições.

As habitações Villa 1 e Villa 3 possuem um terraço, equipada com barbecue que funcionam como uma zona de lazer. 

Este projecto pretende ainda criar um espaço de divulgação e promoção dos produtos da região num conceito mais atual, dinamico e inovador.

 

 

 

Nossos utilizadores

Aqui poderá descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.

História do Projecto

Neste local pode descrever a história do seu projecto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar as pedras basilares do seu projecto e identificar as pessoas que nele participam.